Oliva e seus derivados

 

 
Para nós brasileiros, o azeite de oliva extra virgem é um alimento bastante recente, porém é bom que se saiba que o azeite já existe há mais de 10 mil anos! Mas não se comia azeite na antiguidade. Por suas vitaminas, por seu poder anti-séptico e sua capacidade de impedir a passagem de ar, o azeite era utilizado como conservante, como medicamento, como base de perfumes e cosméticos, e principalmente como combustível para iluminação. Basta imaginar que não havia templo, palácio ou casa que não tivesse várias lamparinas funcionando à base de azeite, para entender o quanto este produto era valioso e altamente lucrativo.O azeite era tão importante que durante o Império Romano este ouro dourado era comprado, principalmente, na atual região espanhola de Andaluzia e também Norte da, África e vendido em todos os domínios de Roma. Somente em torno de 500 AC, após ser empregado durante séculos, como base para conservas, o azeite passa a ser usado também como um alimento que acrescenta sabor aos pratos.

Ao longo de toda a Idade Média, a igreja católica foi uma das principais divulgadoras do uso do azeite na mesa. Porém somente quando surge a Dieta Mediterrânea em 1970, o azeite passa a ser considerado a melhor gordura para o organismo humano. A partir deste fato, centenas e centenas de estudos científicos atestam as qualidades orgânicas do azeite. E o que era já conhecido pelos antigos, agora é comprovado em laboratórios pelos cientistas.

Por todo o seu passado e sua relação com a cultura do azeite de oliva, hoje a Espanha é responsável por quase 70% de toda produção mundial. Esta é uma das principais razões da alta qualidade e do baixo preço do azeite de oliva espanhol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s