Por FLAVIA, pela justiça e com solidariedade ativa.

A pedido, transcrevo:

06.01.1998 – FLAVIA SOUZA BELO, então com 10 anos, sofre grave acidente quando teve seus cabelos sugados pelo ralo da piscina do condomínio onde morava com a mãe e o irmão de 14 anos, no bairro de Moema, São Paulo. – Brasil. Flavia teve parada cardio-respiratória e desde então está em coma vigil, estado que segundo os médicos, é irreversível.

 

Odele Souza, a mãe, processou o condomínio Jardim da Juriti, a Jacuzzi do Brasil, fabricante do ralo e a AGF Seguro, seguradora do condomínio. O condomínio, porque trocou o equipamento sem orientação técnica, colocando no lugar do anterior, um equipamento de sucção SUPERDIMENSIONADO em 78%.

 

A Jacuzzi, fabricante do ralo, porque não orientou em seus manuais, sobre os riscos da instalação de um equipamento em desproporção com o tamanho da piscina, e a AGF Brasil Seguros, porque não pagou quando solicitada, o seguro existente no condomínio, vindo a fazê-lo apenas um ano e onze meses depois, sem juros e correcção monetária.

 

Ao longo desses quase nove anos que tramita na justiça paulista, o processo de Flavia teve dois julgamentos. Em ambos, foi concedida indemnização que Odele considerou muito pequena, tendo em vista a gravidade do acidente ocorrido com Flavia. Odele recorreu das duas sentenças, mas mesmo tendo sido anexados aos autos, laudos periciais realizados por peritos designados pela justiça, onde foi constatado o SUPERDIMENSIONAMENTO do equipamento de sucção da piscina cujo ralo sugou os cabelos de Flavia, e mesmo continuando ela a viver em coma vigil já por quase dez anos, até hoje, os responsáveis pelo acidente NÃO FORAM CONDENADOS a pagar a indemnização pleiteada. Odele, hoje busca divulgação para o caso, e espera com isso, chamar a atenção para o desrespeito aos direitos humanos de sua filha. Espera também a CONDENAÇÃO EXEMPLAR dos responsáveis pelo acidente que deixou Flavia em coma pelo resto de seus dias.

 

Odele Souza

 

Neste blog que você pode consultar mantido pela mãe, o FLAVIA, VIVENDO EM COMA (http://www.flaviavivendoemcoma.blogspot.com/) Odele protesta contra essa lentidão da justiça brasileira em conceder à Flavia a indemnização a que tem direito e alerta sobre o perigo existente nos ralos de piscinas, que sem legislação específica, continuam a causar acidentes fatais ou gravíssimos em todo o mundo, conforme vem sendo documentado no blog de Flavia. A maioria das vítimas é crianças.·

 

Como diz o meu amigo Mário Relvas, a solidariedade não pode ser uma palavra vã.”
______________________

 

Impossível não se comover com a inabalável posição de Isabel Filipe, artista plástica, designer, moçambicana e ora vivendo em Portugal e como vários amigos no Brasil que tanto a apreciam.

 

Ela está sempre comprometida com os anseios dos injustiçados, dos que, enfim, sofrem dores e necessidadades.

 

Seja, permança sempre assim, querida Isabel. E minha solidariedade a você e Dona Olete, a mãe de Flavio.”

 

*****

 

Os linques: O blog feito desfe fevereiro deste ano, pela mãe de Flávia, que agora não está mais só na sua digna luta que envolve não só os benefícios como se pode supor à partida.Mas também, o que é válido e meritório, lanç um alerta impedindo que um tragédia que se abateu sone sua filha, seja mais elemento corrigido, ameaçar integridade física : FLAVIA vivendo em coma. Que dor, Oh Senhor, só tu Sabes

 

E o da própria visão particular, que é a arte, ela, Iabel, abre as janelasls, para o mundo.

 

Veja aqui.”

 

Anúncios

Uma resposta em “Por FLAVIA, pela justiça e com solidariedade ativa.

  1. Peço desculpas por não ter vindo antes agradecer por este artigo. Só agora o descobri, através de uma pesquisa no Google. MUITO OBRIGADA. A divulgação do caso de minha filha é importante. Quem sabe com a conscientização do perigo dos ralos de piscinas, menos acidentes ocorram. Quem sabe com a divulgação da lentidão da justiça em condenar os culpados pelo acidente que deixou Flavia em coma, mais pessoas comecem a exercer a sua cidadania e a exigir o respeito aos seus direitos. Um abraço.

    ====
    Minha querida:
    desejo a si e à sua/nossa querida menina todo asorte e todo o êxito do mundo.
    E quero dizer que fiz esse post, o que me honra muito, por convocação da querida Isabel Filipe.
    Um gande beijinho
    Obrigada eu,
    Meg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s