Eça de Queirós: Primo Basílio no cinema

“Primo Basílio”  no cinema

ANA ALICE GALLO
da Folha Online

“Primo Basílio”, adaptação brasileira do clássico romance de Eça de Queiroz que chega nesta sexta-feira aos cinemas, tem ao menos dois grandes méritos. O primeiro –e que deve levar parte do público às salas de exibição– é a narração do contraste perfeito entre a morosidade da vida da classe média e a lascívia com que a recatada e bem-casada Luisa (Débora Falabella) se entrega ao primo amante.

O segundo (e não menor) é que o espectador é capaz de entender o que os anos de trabalho pesado fizeram com a empregada Juliana, interpretada por uma dedicada Glória Pires, e acompanhar sua tentativa desesperada de recuperá-los em dinheiro chantageando a patroa.

O diretor Daniel Filho investiu em uma estética convincente e mais próxima do público ao transportar a história, originalmente retratada na Lisboa do século 19, para a São Paulo dos anos 50. O filme, que começa estático, ganha ritmo com as cenas picantes do romance entre Luisa e Basílio (Fábio Assunção), com direito a um quase nu frontal do galã e a um rápido momento equivalente da mocinha.

O triângulo amoroso se completa nas telas com a volta do marido Jorge (Reynaldo Gianecchini). Na contramão de toda a paixão, se arrasta a empregada Juliana, pesada por anos de servidão e bem incorporada em postura, figurino e expressão de Gloria, que deve conquistar a simpatia do público até mesmo com as chantagens mais absurdas.

O ritmo lento do romance português, no entanto, dificilmente escapará aos olhos do espectador mais acostumado ao frenesi das novelas. Para esse público, o mais saboroso mesmo é ver a constelação de globais em papéis pouco convencionais –a Glória “feia”, o Reynaldo Gianecchini “sério” e o Fábio Assunção “canalha” que o digam.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Leia mais

Especial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s