Lou Reed Galeria Steven Kasher e Magnum

Ex-Velvet Underground organiza mostra com fotos favoritas em NY

da Efe, em Nova York

Cantor, compositor e guitarrista, o expoente do underground nova-iorquino Lou Reed, 64, acumula outra função: agora é curador de uma mostra que reúne algumas de suas fotos favoritas.

David W Cerny/Reuters
Ex-integrante da banda Velvet Underground, Lou Reed é curador de exposição em NY
Ex-integrante da banda Velvet Underground,Lou Reed é curador de exposição em NY

Em exposição promovida pela galeria Steven Kasher, de Manhattan, Reed mostra 80 fotos, antigas e atuais, retiradas do arquivo da agência “Magnum”.

Intitulada “New York Genius”, a mostra é parte de uma série de eventos que comemoram o 60º aniversário do espaço de exposição, além da primeira em que o ex-líder do Velvet Underground assume o papel de curador.

“Como Nova York é o centro do meu universo, é uma honra poder selecionar estas fotografias feitas por inúmeros e extraordinários talentos criativos que continuam fazendo esta cidade ser tão vibrante”, disse Reed durante abertura da mostra.

Como fotógrafo e também como alvo dos flashes, o cantor americano pôde sabe como é estar na frente e por trás das câmeras, o que torna sua seleção mais completa e rica.

As fotos refletem a paixão de Reed por sua cidade natal, Nova York. Nelas estão retratadas as figuras – músicos, dançarinos, pintores, atores, escritores – que de certa maneira deram ar sublime à metrópole.

O artista multimídia Sammy Davis Jr., a cantora de jazz Billie Holiday, o “pai do soul” e precursor do funk James Brown e o respeitado trompetista Miles Davis estão entre os protagonistas das fotos escolhidas por Reed.

Henri Carier Bresson/Efe
Retrato de Marilyn Monroe da agência Magnum está entre os escolhidos por Reed
Retrato de Marilyn Monroe da agência Magnumestá entre os escolhidos por Reed

Seu amigo e padrinho do Velvet Underground, Andy Warhol, também não foi esquecido. O precursor da pop-art está presente em várias fotos, entre elas uma de 1968, tirada por Bob Adelman, na qual aparece junto ao ator Kevin McCarthy e à escultora venezuelana Marisol.

A lista é longa e ainda inclui o compositor, diretor de orquestra e pianista americano Leonard Bernstein, o artista plástico Robert Rauschenberg e Ella Fitzgerald, uma das cantoras de jazz mais célebres do século 20.

Por outro lado, o “fotógrafo” Reed também foi notícia por sua série “New York”, na qual enfoca sua particular visão da cidade, a qual inspirou a maior parte de suas canções.

A mostra ficará aberta ao público até o começo de setembro no Museu Andy Warhol, em Pittsburgh.

A idolatria do precursor do punk e do “glam rock” pelo mundo da fotografia começou nos anos 70, “quando percorria o mundo vendo coisas que a maioria das pessoas jamais conseguirão ver”.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s