A ópera de Rossini em SP

Fernando Moraes

Luisa Francesconi

A bela meio-soprano Luisa Francesconi: charme para viver a destemida Isabela


Escrita por Gioacchino Rossini com base em libreto do poeta Angelo Anelli, A Italiana em Argel estreou em 1813 na cidade de Veneza. Essa ópera-bufa deu notoriedade ao compositor, então com 21 anos, e ganha agora uma montagem inédita dentro da temporada lírica do Municipal.

Escalado para dirigir as cinco récitas em cartaz a partir de sábado (23), Hugo Possolo, do grupo Parlapatões, não economizou nos ingredientes circenses para narrar a história da destemida Isabela. Na trama, a personagem-título embarca para a Argélia a fim de resgatar o namorado, transformado em escravo por um governante local. O cenografista Luis Frugoli, o figurinista Cássio Abreu e o maquiador Eliseu Cabral auxiliam Possolo na tarefa de rechear o palco de elementos chamativos como um trono forrado de latinhas de refrigerante, vestidos montados com centenas de gravatas e objetos de tamanho totalmente fora de proporção – alguns enormes, outros minúsculos.

No papel principal está a meio-soprano brasiliense Luisa Francesconi. A bela cantora de 31 anos usa todo o seu charme para ludibriar o baixo-barítono americano Stephen Bronk, que interpreta Mustafá, o mulherengo soberano de Argel. Lindoro, o amado prisioneiro, é vivido pelo tenor André Vidal. Do elenco fazem parte ainda Douglas Hahn (barítono), José Gallisa (baixo) e Denise Tavares (soprano). A ala masculina do Coral Lírico, preparada por Mário Zaccaro, reveza-se em trajes de piratas, soldados e eunucos. Jamil Maluf rege a Orquestra Experimental de Repertório.


A Italiana em Argel (160min, com um intervalo). Teatro Municipal (1.580 lugares). Praça Ramos de Azevedo, s/nº, 3222-8698, Metrô Anhangabaú. Sábado (23), 20h30. R$ 20,00 a R$ 40,00. Cc.: todos. Cd.: todos. Bilheteria: 10h/19h (seg. a sex.); a partir das 14h (sáb.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s