FESTIVAL CANNES – 2007

Cannes anuncia 22 filmes em competição Wong Kar-wai, que ganhou o prêmio de diretor em 1997, abre a disputa

Brasil fica fora da corrida pela Palma de Ouro e norte-americanos têm presença forte; novo filme de Michael Moore é “hors-concours”

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival de Cannes anunciou ontem os 22 longas que competirão pela Palma de Ouro de sua 60ª edição (16/5 a 27/5). Não há brasileiros na disputa.
A corrida será aberta por “My Blueberry Nights”, primeiro título em inglês do cineasta chinês Wong Kar-wai (“Amor à Flor da Pele” e “2046”).
Os EUA marcam forte presença na seleção, com os novos títulos de Quentin Tarantino, Gus Van Sant, James Gray, Julian Schnabel, David Fincher e dos irmãos Joel e Ethan Coen.
O júri, presidido pelo cineasta britânico Stephen Frears, terá as atrizes Maggie Cheung (chinesa), Toni Collette (australiana), Maria de Medeiros (portuguesa) e Sarah Polley (canadense), o francês Michel Piccoli, os cineastas Marco Belocchio (italiano) e Abderrahmane Sissako (mauritano) e o escritor turco Orhan Pamuk.
O documentarista Michael Moore, vencedor da Palma com “Fahrenheit 11 de Setembro”, exibe fora de competição “Sicko”, a respeito da assistência médica nos Estados Unidos.
Também fora de competição estão “13 Homens e um Novo Segredo” (Steven Soderbergh), e “A Mighty Heart” (um coração forte), do inglês Michael Winterbottom, em que Angelina Jolie vive a viúva do jornalista norte-americano Daniel Pearl, decapitado por terroristas islâmicos no Paquistão.
Na seção paralela “Um Certo Olhar” está “El Baño del Papa” (o banheiro do papa), produção da brasileira O2 Filmes, de Fernando Meirelles, rodada no Uruguai, pelo brasileiro-uruguaio Cesar Charlone e por Enrique Fernandez.
A competição de curtas da Cinéfondation, dedicada a filmes de estudantes, tem “Saba”, de Thereza Menezes e Gregório Graziosi, inscrito pela Faap, de São Paulo.
O norte-americano de origem brasileira Antonio Campos, que já venceu pela Cinéfondation, está na competição oficial de curtas com “The Last 15” (os últimos 15).

Texto Anterior: Thiago Ney: Sexy Boy
Próximo Texto: Longas da competição
Índice

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s